A partir da data da abertura das inscrições até o a publicação dos resultados finais, a SOIF/2025 possui dois sites:
O critério de eliminação da SOIF por nota nula foi relaxado. Agora, são eliminados da SOIF estudantes com nota nula nas Seletivas 1 e 2.
As funções Ca(nota) e Cd(nota) são definidas por:
onde H(n) é o histograma das frequências percentuais das notas obtidas na prova e max é a nota máxima possível (no caso, 50).
Exemplo de leitura dos gráficos. Suponha um estudante que obteve uma nota 15 na prova, então, pelos gráficos:
Observação: o marking scheme presente no gabarito é preliminar. Ele é uma referência inicial para a banca avaliadora que tem liberdade para modificá-lo.
O sistema usado na SOIF é o mesmo usado na OBF, logo a maioria já deve estar familiarizado em ele.
Hoje o site foi preparado para a prova. Acesse a área de tarefas da área restrita para ler antecipadamente as instruções de prova.
Devido à coincidência de data entre a Seletiva 1 e a 2ª Fase da OBI, o horário da Seletiva 2 foi estendido. A prova deve ser feita em até 5 horas ininterruptas dentro do intervalo das 8:00 às 23:59, hora de Brasília, de 28/09.
Estudantes que estão cursando a 3ª Série em 2024 não podem se inscrever na SOIF 2025.
Os estudantes mais avançados da lista de classificados para a SOIF/2025 estavam matriculados na 1ª Série em 2023. Se algum estudante desta lista está cursando a 3ª Série em 2024, então:
Em agosto o site de provas da SOIF 2025 será atualizado com informações mais detalhadas sobre a edição deste ano. Por enquanto adiantamos as datas das provas seletivas.
Todas as provas têm duração de até 5 horas ininterruptas. O início da prova deve ser depois das 8:00 e o final antes das 22:00, dos dias discriminados abaixo.
O esquema acima ilustra as duas rotas para o TBF 2025: SOIF e repescagem. Os círculos OBF, OBFEP e TFM têm áreas proporcionais aos números de estudantes classificadas por cada critério. A área do círculo TBF é proporcional às vagas previstas do evento (100).
(Notícia originalmente publicada no site de provas da OBF/2023 em 22/mar/2024.)
(Notícia editada em 21/ago/24 para retificação de informação. Pela OBF 2023, também se classificaram 13 estudantes do 7º ano que conquistaram medalhas de ouro.)