O Torneio Brasileiro de Física (TBF) é um evento anual promovido pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), por meio da Comissão da Olimpíada Brasileira de Física (COBF), e tem como objetivo selecionar as equipes brasileiras que representarão o país em Olimpíadas Internacionais de Física. A edição de 2026 definirá a representação do Brasil nas seguintes competições:

O TBF é organizado nos moldes de uma Olimpíada Internacional de Física. Trata-se de um evento com duração aproximada de uma semana, que inclui provas teórica e experimental, período de isolamento dos estudantes, etapas de moderação, palestras acadêmicas e atividades culturais. O TBF é destinado a estudantes já premiados em outras competições nacionais. Participam do TBF estudantes vencedores da Olimpíada Brasileira de Física (OBF), da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) e do Torneio de Física para Meninas (TFM). Os 60% melhores desempenhos no TBF são premiados com certificados correspondentes a medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa.

O TBF é um evento consolidado no calendário olímpico nacional. Em 2026 será realizada a sétima edição consecutiva do torneio. A primeira edição ocorreu em 2020, em Campina Grande, PB. Em 2021 e 2022, o evento foi realizado de forma virtual em razão da pandemia da COVID-19. A edição de 2024 foi sediada em Natal, RN, e realizada em colaboração com o International Institute of Physics (IIP). Todas as demais edições presenciais foram organizadas em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), motivo pelo qual o evento vem sendo realizado em João Pessoa. Em 2026, o TBF ocorrerá novamente nessa cidade, no período de 20 a 27 de fevereiro.

A organização do TBF 2026 agradece o apoio do banco BTG Pactual.