A inscrição para OBF/2020, edição online, é idêntica a das edições presenciais anteriores.

  1. São permitidas apenas inscrições de escolas.
  2. Um representante da escola (1) acessa a aba "INSCRIÇÕES" do site da OBF/2020, (2) identifica sua instituição através de seu número INEP e (3) preenche o formulário eletrônico que efetivamente inscreve a escola na OBF.
  3. No processo de inscrição, o representante da escola cadastra um ou dois professores, que passam a ser os professores credenciados da OBF na escola.
  4. No processo de inscrição, os professores recebem um número de identificação (id) e senha de acesso para a área do professor do site da OBF (aba "PROFESSORES").
  1. Não há necessidade de inscrição prévia des alunos para realizar a prova.
  2. Os documentos em formato PDF com os cadernos de questão da Prova de Primeira Fase serão disponibilizados na área do professor do site da OBF até as 10h00 de 17/10/2020.
  3. Seguindo o regulamento, os professores das escolas podem disponibilizar para seus alunos os cadernos de questão somente após as 12h45 (hora de Brasília) de 17/10/2020.
    • Desde que após as 12h45 de 17/10/2020 (hora de Brasília), as provas podem ser disponibilizadas por quaisquer meios (portal da escola, ambiente virtual de aprendizagem, redes sociais, mensagens de e-mail, etc).
  4. Os cadernos de questão também estarão disponíveis, para livre acesso, a partir das 12h45 (hora de Brasília) de 17/10/2020, no seguinte site:
  5. Como regra geral, pois acessível a qualquer instituição com acesso à internet, as respostas podem ser enviadas por e-mail para um endereço da escola ou do professor credenciado da escola. Naturalmente, esse endereço deve ser divulgado antecipadamente para os alunos. Desta forma, quando um aluno termina a prova, basta que fotografe a folha de respostas preenchida e assinada e a envie como anexo para o endereço combinado.
    • As folhas de respostas de cada nível da prova da primeira fase, podem ser impressas antecipadamente. Acesse-as clicando aqui.
    • Escolas que utilizam tecnologias de leitura automática podem criar suas próprias versões dessas folhas de modo a compatibilizá-las com seus aplicativos.
    • Estudantes que não dispõem de impressoras podem criar suas versões manuscritas delas.
  6. Os professores ou escolas podem criar formulários eletrônicos, nos sistema de suas instituições ou em sites específicos, para que seus estudantes, submetam/enviem suas respostas.
    • Um sistema é considerado suficientemente seguro caso tenha uma confiabilidade semelhante ao envio de uma mensagem de e-mail em relação à (1) identidade do usuário e (2) ao instante (horário e data) em que os dados foram transmitidos.
    • Estudantes que enviam suas respostas por sistemas suficientemente seguros estão dispensados do envio de mensagens de e-mail com fotografias das folhas de respostas.
    • Um formulário eletrônico pode ser criado sem o enunciado das questões. Note que ele é o equivalente eletrônico da folha de respostas. Portanto, basta que o formulário tenha, para cada questão, identificada por seu número, cinco caixas de seleção (radio buttons) correspondetes às cinco possíveis alternativas. Dessa forma, o formulário eletrônico pode ser criado antecipadamente. (O número de questões em cada prova é o mesmo de edições anteriores. Se é a primeira vez que participa da OBF, use como guia as folhas de respostas fornecidas.)
  7. Em qualquer caso, usando formulário eletrônico ou mensagem de e-mail, o envio das respostas deve ocorrer até as 17:00 (horário local) de 17/10/2020, senão serão consideradas inválidas.
  8. Conforme regulamento, os estudantes que terminarem a prova antes do horário de encerramento não podem discutir ou publicar as provas (questões e alternativas), nem apresentar respostas ou resoluções parciais, por quaisquer meios eletrônicos ou redes sociais até as 19:00 (hora de Brasília) de 17/10/2020. A violação desse item pode implicar na desclassificação do estudante e da escola.
  9. Os estudantes de Fernando de Noronha devem fazer a prova seguindo o horário de Brasília ao invés do horário local.
  1. Após a divulgação do gabarito oficial, os professores das escolas fazem a pontuação dos provas dos alunos.
  2. Na área do professor os professores lançam os nomes dos alunos e respectivas pontuações, dentro do prazo estalecido no calendário. Essa etapa efetivamente inscreve os alunos na OBF (até esse momento apenas a escola está inscrita).
  3. Até 31/10/2020 é divulgado o número mínimo de acertos na primeira fase (nota de corte) necessários para avançar na competição.
  4. Todo aluno com pontuação igual ou acima da nota de corte está habilitado a fazer a Prova Especial Teórica 2ª e 3ª Fases.
(Atenção! Etapa nova devida ao formato online.)
  1. Cadastramento de e-mails dos alunos habilitados para fazer a Prova Especial Teórica 2ª e 3ª Fases.
    • No período entre 31/10/2020 e 07/11/2020, os professores credenciados das escolas deverão acessar a área do professor do site da OBF para cadastrar os endereços de e-mail de seus alunos habilitados a prosseguir na competição.
    • Apenas com o cadastramento dos endereços de seu e-mail um estudante habilitado se inscreve para fazer a Prova Especial Teórica 2ª e 3ª Fases. Consequentemente, estudantes habilitados mas sem e-mails cadastrados no prazo serão automaticamente eliminados da competição.