1. Na interface você responde a uma questão de cada vez, selecionando-a em uma lista.
  2. Não é necessário responder as questões na ordem com que estão listadas.
  3. Todas as submissões/envios são finais. Não é possível reenviar resultado/resolução de uma questão já sumetida.
  4. A prova termina quando o sistema indica que a tarefa (como o sistema chama a prova) foi completada. Quando você completou a prova, o sistema também deixa de apresentar a lista de seleções de questões.
  5. Para sua conveniência (veja seção anterior) fornecemos dois arquivos PDF com a Folhas Modelo para Resolução (FMR) de questões experimentais da OBF 2020 (versão lisa e versão quadriculada). Estas folhas têm tamanho A4 com um quadro central do tamanho A5. Na moldura do quadro central há espaço para anotações que pode ajudá-lo a organizar seu trabalho. Essas anotações são apenas para você. Use apenas a interna parte do quadro para resolver a questão. Se sua resolução ocupou mais espaço, reescreva no quadro central apenas as etapas mais relevantes. Ao enviar, selecione apenas a área interna do quadro.
  6. O sistema aceita imagens apenas no formato JPG e PNG. Se você está acessando o sistema com seu celular, o formato é JPG e você não precisa se preocupar. Em muitos aparelhos de celular, é possível tirar a foto no momento em que pressiona o botão de escolha de arquivo da interface de respostas.
  7. Imagens de baixo contraste, traços indefinidos, etc, são ilegíveis e não serão consideradas.
  8. Escreva com caneta esferográfica preta ou azul sobre folhas de papel em branco. Se o traço de sua escrita não contrastar com o fundo da imagem sua resolução será ilegível, portanto não será considerada.
  9. Quando escolher uma imagem com tamanho maior daquele que será enviado:
    • Vai aparecer um retângulo de destaque que corresponde à fração da imagem que será enviada. Esse retângulo tem tamanho fixo, mas você pode arrastá-lo para selecionar a parte da imagem que será enviada.
    • A operação "escalar" diminuí a imagem selecionada em 5%. Ao fazer esta operação temos a impressão que área de destaque aumentou, mas isso é só aparente. A interface mostra a fração da imagem que é enviada. Como a área enviada tem tamanho fixo, ao diminuir a imagem, a fração enviada cobre uma área maior. Ou seja, esta operação aumenta a fração da imagem original que é enviada.
    • O botão "girar" pode ser útil se, para melhor selecionar a parte da imagem que efetivamente tem a resolução, é necessário mudar a orientação da imagem de paisagem para retrato ou vice-versa.
    • O botão "definir" faz com que a área de destaque ocupe toda a imagem, de forma que você possa verificar melhor o que será enviado. Este botão é apenas para sua conveniência. Ao pressionar o botão "enviar" apenas a parte da imagem destacada é enviada, mesmo que você não tenha pressionado o botão "definir".
    • O botão "recarregar", desfaz as operações feitas e recarrendo novamente a imagem selecionada.
    • Se não consegue enquadrar sua resolução de maneira satisfatória, tire outra foto e recomece o processo.
  10. Na hora de fotografar a folha com a resolução, evite a projeção de sombras sobre a mesma. Isso pode tornar a imagem ou partes dela ilegíveis.
  11. Recomendamos que apoie a folha modelo em uma parede vertical bem iluminada. Em geral, a iluminação vem de cima, se a folha estiver em uma mesa, o celular, ao se aproximar para tirar a foto, pode produzir sombras indesejáveis.
  12. Tire a foto da folha com o seu celular na posição paisagem. Focalize o retângulo central, mas cubra uma área ligeiramente maior que ele.
  13. Use os recursos da interface de respostas de arraste da área de seleção e/ou o botão "escalar" para que a área de seleção se sobreponha do quadro central.