Acesse Informações clicando aqui.

A partir da data da abertura das inscrições até o a publicação dos resultados finais, a OBF/2021 possui dois sites:

  • O site oficial da OBF/2021, localizado nos servidores da SBF, é o endereço permanente da competição.
  • O presente site OBF/2021/App, que será usado para inscrição e aplicação de provas da OBF/2021, estará ativo até a publicação dos resultados finais. Após esta data, as informações relevantes nele armazenadas serão transferidas para o endereço permanente oficial.

Premiados da 3ª Série

  • Premiados da 3ª Série (clique!).
  • Estudante premiado, na área restrita, em sua página de desempenho na OBF/2021, o último painel contém um link para o certificado da medalha que conquistou.

Mudanças de Calendário para a 3ª Fase

Devido ao período de recesso escolar muitos professores estão com dificuldades para fazer o pagamento da taxa da 3ª fase. Basicamente, há o problema do não funcionamento das secretarias das escolas e dificuldades de contato com os estudantes interessados. Por isso, decidimos pelas seguintes mudanças no calendário:

  • Pagamento da taxa da 3ª fase: prorrogado até 14/01/2022 às 18:00 (BRT).
  • Prova experimental da 3ª Fase: adiada para 29/01/2022 das 13:00 às 17:00 (BRT).

Informamos ainda que:

  • A divulgação dos vencedores (quadro de medalhas) da 3ª série ocorrerá até 17/01.
  • A prova experimental usará um aplicativo de simulação computacional disponibilizado no próprio site de provas para representar o fenômeno físico a ser investigado. Toda a aquisição de dados (medidas) será feita através do aplicativo (a prova deste ano não usará um kit experimental).

Corrigida falha na aplicação na regra de resolução de questão

  • Em 14/12 às 17h50 (BRT) foi corrigida uma falha na aplicação do tempo de submissão de questões da PET-F2F3. As notas da 2ª fase foram recalculadas. No detalhamento das notas parcias da 2ª fase, as questões não consideradas estão identificadas por "(x)".

Notas de Corte da 2ª para a 3ª Fase (avaliação das imagens da PET-F2F3 e Prova Experimental da 3ª Fase)

  • Novamente, assim como na etapa anterior, a OBF não adotará uma nota de corte nacional de classificação para a avaliação da 3ª Fase (avaliação das imagens) da PET-F2F3 e para a Prova Experimental da 3ª Fase.
  • Todos os estudantes que compareceram à PET-F2F3 estão classificados, para a avaliação da 3ª Fase (avaliação das imagens) da PET-F2F3, e no caso de estudantes do 8º ano à 2ª série, também à Prova Experimental da 3ª Fase (os estudantes do 8º ano fazem a prova experimental como convidados, ou seja, a nota experimental não afeta a classificação final).
  • A partir de 13/12, abriremos a interface para o pagamento da taxa da 3ª Fase (R$ 15,00 por estudante). Nessa interface cada escola poderá definir um desempenho mínimo (nota) que seus estudantes devem atingir para tenham suas taxas da 3ª fase pagas. Um estudantes sem a taxa paga não podem seguir na competição. Na prática, essa possibilidade introduz um nota de corte local definida pela escola.
  • Desta forma, cada escola pode avaliar como a pandemia impactou seus estudantes e pode escolher a nota de corte de acordo com sua realidade.
  • Nas áreas restritas dos estudantes há um link que leva ao desempenho de cada um na competição.
  • Os professores, através da tarefa "Meus Estudantes" (acessada na área restrita), têm acesso aos desempenhos de seus estudantes (clicando no uid de cada um).
  • Em 13/12, na página do desempenho dos estudantes publicaremos sua classificação relativa, para que se tome uma decisão informada. De forma geral, uma nota de corte, 7, seleciona os 50% melhores estudantes.

Notas da 2ª Fase

As notas da 2ª Fase, avaliação automática das respostas da PET-F2F3 já estão disponíveis nas áreas restritas.

Também estão divulgadas as avaliações parciais (de cada questão). Junto a elas estão os intervalos de tempo entre submissões consecutivas (ou o início da prova).

Questões submetidas com intervalo de tempo maior que 45 minutos são inválidas. Devido à latência entre o envio e o recebimento de cada questão, há uma tolerância de 5 minutos na aplicação dessa regra. Se a nota final não coincide com a soma das avaliações parciais uma ou mais questões foram invalidadas.

A questão (Q6/NI = Q6/NII = Q2/NIII) teve o intervalo de tempo de submissão estendido para 60 minutos. Esse tempo extra foi acrescentado para compensar uma eventual demora para perceber que a alternativas (b) não tem resposta numérica.

Os gabaritos (respostas) estão disponíveis aqui. Mudanças em relação ao gabarito provisório:

  • Na questão Q8/NI, alternativa (b), o valor correto é 54,7 m.
  • Na questão (Q6/NI = Q6/NII = Q2/NIII), alternativa (a), para efeito de avaliação serão usados como referência os valores √3/3 ≈ 0,567 e 1/√3 ≈ 0,588 (o primeiro valor é o mais preciso, mas não haverá penalização pelo uso do segundo).

Ajustes no sistema de avaliação automática:

  • 09/12/2021, 17h00, corrigido bug no qual, em alguns casos, uma resposta "0" (valor zero) era confundida com resposta nula (campo não preenchido).
  • 09/12/2021, 17h00, corrigido falha na implementação do esquema de dupla avaliação da questão (Q6/NI = Q6/NII = Q2/NIII), alternativa (a), explicado anteriormente.
Após os ajustes, as notas foram recalculadas.

2ª e 3ª Fases - Provas Teóricas e Gabaritos

Os três níveis da Prova Especial Teórica das 2ª e 3ª Fases estão disponíveis em Nível I, Nível II e Nível III.

Os gabaritos (respostas) estão disponíveis aqui.

1ª Fase - Provas e Gabaritos

Os três níveis da Prova da 1ª Fase estão disponíveis em Nível I, Nível II e Nível III.

Os gabaritos finais (respostas) estão disponíveis aqui.