1. Não recebo mensagens com link de acesso. O que faço?
  2. É possível pagar as taxas por boleto bancário?
  3. Por que tarefas?
  4. A OBF não exige comprovação de escolaridade?
  5. Desconfigurei a planilha?
  6. O que é Grau de Liberação (GL)?

Alguns serviços de email, notadamente o hotmail, bloqueiam mensagens enviadas por pandorga@graxaim.org (o sistema usado pelo site OBF/2021/App). Possíveis soluções:

  1. Sou estudante e fui inscrito pela minha escola. Pergunte ao coordenador local da OBF (o professor de sua escola que o inscreveu) a senha inicial que foi automaticamente definida pelo sistema. Esse senha pode ser obtida através da tarefa de nome "Meus Estudantes", que é acessível somente para professores.
  2. Demais casos. Você já recebeu links enviados por pandorga@graxaim.org (do contrário não teria se inscrito). Provavelmente, você está usando um serviço de email da escola e o setor de TI fez alguma mudança que iniciou o bloqueio de mensagens enviadas pelo domínio graxaim.org. Entre em contato eles e peça para reverterem a situação.

Infelizmente não. A única forma de pagamento é via PIX. Todo processo tem custos. Um deles é o custo da operação bancária. O custo de um boleto bancário é quase igual ao valor da taxa da 1ª fase, logo o boleto bancário inviabiliza a inscrição individual. Também há custos operacionais de verificação de pagamento, de atualização nos bancos de dados, etc. A forma de pagamento que adotamos é a de menor custo e uma das razões pelas quais nossas taxas são tão baixas.

O site OBF/2021/App está em um sistema, denominado Pandorga, que foi originalmente desenhado para publicação, aplicação e avaliação de tarefas escolares.

Na (interface) Pandorga tudo o que o usuário efetivamente faz é chamado tarefa. Fazer o pagamento de uma taxa é uma tarefa, fazer uma prova é uma tarefa, etc. Por isso, ao pressionar o menu tarefa é apresentado ao usuário uma lista de tarefas. Algumas podem já ter sido completadas, outras ainda não foram abertas, etc.

Na (tradicional) modalidade de inscrição institucional, a escola inscreve os estudantes e é a responsável pela veracidade das informações prestadas.

Na (nova) modalidade de inscrição individual, o estudante ao se inscrever, declara que está matriculado em uma determinada série/ano escolar. Essa declaração é suficiente para fazer a prova da 1ª fase. Entretanto, conforme o regulamento, nos reservamos o direito de pedir documentação comprobatória a qualquer momento. Por exemplo, antes de emitir um certificado de premiação.

A planilha para inscrição de estudantes pelas escolas é processada automaticamente pelo sistema.

Após o preenchimento com as informações dos estudantes que deseja inscrever você deve fazer o upload dela no sistema. Neste momento será feito uma verificação básica, na qual se contará o número de linhas de informações de estudantes contidas na planilha. Isso é feito para determinar o valor a ser pago como Taxa da 1ª Fase. Se este número for diferente do número de estudantes que deseja inscrever então ela foi desconfigurada. Cancele a submissão! Lembre-se a planilha deve ser preenchida seguindo rigorosamente as instruções dadas.

Após a confirmação do pagamento da Taxa da 1ª Fase, a planilha será processada pelo sistema para inscrição efetiva dos estudantes. Eles devem acessar o sistema pelo email cadastrado. Se alguém não conseguir, algo errado aconteceu. Entre em contato imediatamente com obf.app.online@gmail.com. Um dos erros frequentes, e que deve ser evitado, é o erro de digitação na planilha dos endereços de email. Antes de entrar em contato, verifique com seu estudante se o endereço de email dele na planilha não tem erro de digitação.

Cada tarefa possui uma barreira (ou barra) de acesso, que só pode ser feita por usuários com o correspondente grau de liberação (GL). Por exemplo, a barreira de acesso da Prova da 1ª Fase é 1, logo apenas usuários com GL maior ou igual a 1 podem fazê-la.

Na lista acima, o termo habilitado indica o pagamento da respectiva taxa de 1ª, 2ª ou 3ª fase. O termo classificado indica um desempenho de destaque (igual ou superior à nota/pontuação de corte) na etapa anterior.