1. Na interface de respostas cada questão é respondida (feita a submissão) separadamente.
  2. Na interface de respostas, você escolhe a questão que quer responder. Elas podem ser respondidas em qualquer ordem.
  3. A prova é constituída de 8 questões. Logo, durante a prova, você faz no máximo 8 submissões (envio de formulário eletrônico).
  4. Estudantes da 1ª série têm 12 questões disponíveis. Caso um estudante responda a mais de 8 questões, apenas as 8 primeiras serão consideradas.
  5. Cada questão deve ser respondida (feita a submissão) em no máximo 45 minutos.
  6. O sistema calcula o intervalo de tempo ΔT entre duas submissões consecutivas (ou entre a primeira submissão e o início da prova). Quando ΔT ≥ 45 min, são aplicadas penalizações de acordo com a seguinte regra:
    • Para cada vez que ΔT ≥ N * (45 min), onde N é o máximo inteiro que satisfaz esta relação, subtrai-se N unidades do número máximo de questões (respostas e resoluções) que serão avaliadas.
  7. Alguns exemplos:
    • Um estudante faz uma submissão com ΔT = 50 min, e todas as demais com ΔT < 45 min. Ele terá no máximo 7 de suas questões avaliadas (resposta e resoluções). Se respondeu 8 questões, a última questão enviada é anulada. Se submeteu 7 ou menos, não há penalização.
    • Um estudante faz uma submissão com ΔT = 50 min, outra submissão com ΔT = 89 min, e todas as demais com ΔT < 45 min. Ele terá no máximo 6 de suas questões avaliadas. Se respondeu 8 questões, as duas últimas questões enviadas são anuladas. Se submeteu 6 ou menos, não há penalização.
    • Um estudante começa a enviar suas questões às 16h00 e a partir de então faz submissões com ΔT < 45 min. A primeira submissão tem ΔT = 180 min (intervalo de tempo medido em relação ao início da prova 13h00), ΔT/(45 min) = 4. Ele terá no máximo 4 de suas questões avaliadas. Se submeteu 8 questões, as quatro últimas questões enviadas são anuladas. Se submeteu quatro ou menos questões, não há penalização.
    • Um estudante deixa para enviar suas questões há 15 minutos (ou menos) do final da prova. Entre a primeira submissão e o início da prova transcorreram 225 minutos (ou mais), logo N = 5, portanto ele terá no máximo 3 questões avaliadas. Se enviou 8 questões, as cinco últimas questões enviadas são anuladas.
  1. Na interface você responde a uma questão de cada vez, selecionando-a em uma lista.
  2. Não é necessário responder as questões na ordem com que estão listadas.
  3. Todas as submissões/envios são finais. Não é possível reenviar resultado/resolução de uma questão já sumetida.
  4. A prova termina quando o sistema indica que a tarefa (como o sistema chama a prova) foi completada. Quando você completou a prova, o sistema também deixa de apresentar a lista de seleções de questões.
  5. Cada questão tem pelo menos um campo de resposta, que deve ser preenchido conforme pedido no enunciado da questão. Quando a questão tem mais de um item, os campos de respostas estão identificados de acordo: reposta do item (a), resposta do item (b), etc.
  6. Em todas as questões há somente um campo para subir a imagem com a resolução da questão. Em questões com mais de um item, a imagem deve conter a resolução de todos eles, ou seja, o campo para subir a imagem é sempre para a resolução completa.
  1. Na OBF/2022 os campos (caixas) de respostas devem ser preenchidos com valores numéricos ESCRITOS APENAS NA REPRESENTAÇÃO INTEIRA OU DECIMAL.
    • Não use representação fracionária ou raiz!
    • NUNCA PREENCHA 1/3 ou √2, etc, NOS CAMPOS DE RESPOSTAS.
  2. O sinal de separação da casa decimal é a vírgula. Exemplo, 5/3 é, aproximadamente, .
  3. O sinal negativo é o obrigatório; o sinal positivo optativo. Exemplo, a temperatura do zero absoluto, em Celsius, é aproximadamente .
  4. Em números decimais a letra 'E' ou 'e' separa a parte decimal da parte exponencial (potência de 10). Exemplos:
    • o número de Avogadro é aproximadamente , ou ,
    • a carga de um elétron, em Coulomb, é aproximadamente ou .
  5. Precisão das respostas. Há três faixas de pontuação para as respostas apresentadas:
    1. valores dentro do intervalo de até 2% do valor gabarito recebem pontuação integral;
    2. valores dentro do intervalo entre 2% e 5% do valor gabarito recebem 70% da pontuação;
    3. valores acima de 5% do valor gabarito não pontuam.
    A OBF/2022 não avaliará se a precisão implícita com que uma resposta é escrita (número de algarismos significativos) concorda com a precisão implícita dos dados do problema. Suponha a pergunta "Qual a velocidade média, em m/s, de uma bicicleta que percorre 11,0 km em 19,0 minutos?" Abaixo apresentamos algumas possíveis respostas e suas pontuações:
    • recebe pontuação integral,
    • recebe pontuação integral,
    • recebe pontuação integral,
    • recebe 70% da pontuação,
    • recebe pontuação nula.
    Apenas a primeira e última respostas estão escritas com a precisão implícita dos dados do enunciado (3 algarismos significativos). No entanto, na OBF/2022, este aspecto não está sendo avaliado.
  6. Não use ponto (ou espaço) para separação de milhar, milhões, bilhões, etc. Em números grandes, se necessário use o símbolo '_' para esta separação. Suponha a pergunta, "Qual o volume, em cm3, de um cubo de 20,0 cm de lado?". As três respostas
    • ou
    • ou
    • ,
    são equivalentes na OBF/2022 que, como já mencionado, não avalia a consistência do número de algarismos significativos da resposta.
  7. Não escreva a unidade da grandeza física nos campos (caixas) de respostas. Na OBF/2022, a unidade em que a resposta deve ser escrita está, em geral, no enunciado da questão. Caso não estiver, escreva sua resposta em termos de unidades do sistema internacional (SI). A seguir algumas perguntas e possíveis formas de completar as caixas de respostas.
    • Qual é, aproximadamente, a velocidade da luz no vácuo? A resposta: recebe pontuação integral (na ausência da unidade de medida no enunciado, deve-se assumir unidades do SI). A resposta não pontua.
    • Quanto vale a temperatura 20,0°F em °C? A resposta: recebe pontuação integral. As respostas (esqueceu o sinal!), , , etc, não pontuam.
    • Quando tempo, em minutos, um carro com velocidade média de 72,0 km/h demora para percorrer 20,0 km? A resposta recebe pontuação integral. As respostas , , , etc, não pontuam. Note que os intervalos de tempo 16,7 minutos, 1000 s e 0,228 hora são equivalentes, mas para receber a pontuação é preciso usar a unidade de medida especificada.
    • Serão aceitos pedidos de revisão da avaliação automática apenas de respostas em conformidade com as especificações dadas neste documento.
    • Antes da avaliação, apesar de não conformes, as caixas de respostas que apresentarem unidades de medidas e/ou textos serão submetidas a um filtro que:
      • transforma o ponto usado como separação da casa decimal em vírgula,
      • remove as unidades de medidas,
      • busca extrair um valor numérico inserido em uma sentença.
    • O filtro é pouco efetivo em textos relativamente longos e com vários valores numéricos.
    • Não serão aceitos pedidos de revisão de correção com base na incapacidade do filtro em interpretar a intenção da resposta. O sentido de uma sentença só pode ser entendido por humanos e a correção da 2ª Fase é feita principalmente por máquinas.
  8. Na resolução da questão (arquivo com a foto da resolução) os resultados finais devem vir acompanhados das respectivas unidades de medidas. (A regra adotada para as caixas de respostas é uma exceção que não deve ser generalizada.)
  9. Não escreva expressões algébricas nos campos de respostas (nem deixe funções indicadas). Estas respostas são inválidas!
    • Suponha a pergunta "Qual é, aproximadamente, a velocidade da luz no vácuo, em m/s?". As repostas , , , etc, são inválidas.
    • Suponha a pergunta "Quanto vale o seno(30°)?". A resposta , é inválida. A resposta recebe pontuação integral.
    • Suponha a pergunta "Quanto vale, em m, a diagonal de um quadrado de lado 3?". As respostas , , , etc, são inválidas.
  1. A resolução da questão deve corresponder à imagem/foto de uma folha de papel com a sua resolução da questão escrita de próprio punho. Você pode usar apenas caneta esferográfica, régua e compasso para resolver as questões propostas.
  2. Resoluções produzidas em editores e/ou processadores de texto (mesmo LaTeX) não serão consideradas. O mesmo se aplica para esquemas e/ou diagramas feitos com auxílio de editores gráficos.
  3. A interface de resposta garante que todas as imagens enviadas tenham as mesmas dimensões (largura = 680 pixels e altura = 480 pixels). As imagens selecionadas, em geral de outros tamanhos, são processadas (escalonadas, cortadas, ou preenchidas), até que fiquem com essas dimensões.
  4. A interface de respostas, inicialmente, escala a imagem selecionada para um tamanho um pouco maior daquele que será enviado. É normal um lapso de tempo entre o instante em que você escolhe a imagem e o momento em que ela é vista na interface. Se esse tempo parecer muito longo, considere reduzir a resolução/tamanho com que a imagem é inicialmente produzida. Imagens com 1 megabyte já são suficientemente grandes. Em geral, um aparelho de celular não permite ajustar tamanhos muito pequenos das fotos que produz. Neste caso escolha o tamanho mais próximo de 1 megabyte. Se o tamanho da imagem é dado em termos de largura x altura, escolha as dimensões mais próximas do dobro das que são enviadas (veja item anterior).
  5. O tamanho da imagem é definido de tal forma que o espaço para a resolução da questão no papel seja igual ao de uma folha de papel A5 orientado em modo paisagem.
  6. Para sua conveniência (veja seção seguinte) fornecemos um arquivo PDF com a Folha Modelo para Resolução de Questão da OBF/2022 (clique para acessar). A folha modelo tem tamanho A4 com um quadro central do tamanho A5. Na moldura do quadro há espaço para anotações que pode ajudá-lo a organizar seu trabalho. Essas anotações são apenas para você. Use apenas a interna parte do quadro para resolver a questão. Se sua resolução ocupou mais espaço, reescreva no quadro central apenas as etapas mais relevantes. Ao enviar, selecione apenas a área interna do quadro.
  7. O sistema aceita imagens apenas no formato JPG e PNG. Se você está acessando o sistema com seu celular, o formato é JPG e você não precisa se preocupar. Em muitos aparelhos de celular, é possível tirar a foto no momento em que pressiona o botão de escolha de arquivo da interface de respostas.
  8. Imagens de baixo contraste, traços indefinidos, etc, são ilegíveis e não serão consideradas.
  9. Escreva com caneta esferográfica preta ou azul sobre folhas de papel em branco. Se o traço de sua escrita não contrastar com o fundo da imagem sua resolução será ilegível, portanto não será considerada.
  10. Quando escolher uma imagem com tamanho maior daquele que será enviado:
    • Vai aparecer um retângulo de destaque que corresponde à fração da imagem que será enviada. Esse retângulo tem tamanho fixo, mas você pode arrastá-lo para selecionar a parte da imagem que será enviada.
    • O botão "girar" pode ser útil se, para melhor selecionar a parte da imagem que efetivamente tem a resolução, é necessário mudar a orientação da imagem de paisagem para retrato ou vice-versa.
    • O botão "definir" faz com que a área de destaque ocupe toda a imagem, de forma que você possa verificar melhor o que será enviado. Este botão é apenas para sua conveniência. Ao pressionar o botão "enviar" apenas a parte da imagem destacada é enviada, mesmo que você não tenha pressionado o botão "definir".
    • O botão "recarregar", desfaz as operações feitas e recarrega novamente a imagem selecionada.
    • Se não consegue enquadrar sua resolução de maneira satisfatória, pode tirar outra foto e recomeçar o processo.
  1. Como mencionado no item 6 da seção anterior a Folha Modelo para Resolução de Questão da OBF/2022, é fornecida apenas para sua conveniência (seu uso não é obrigatório). Feito este esclarecimento, esta seção contém informações gerais, que são úteis para todos.
  2. A folha modelo tem duas partes: (1) o quadro central para a resolução e (2) a parte lateral para anotações de sua conveniência. Por exemplo, anote na parte lateral o número e a(s) resposta(s) da questão que está sendo feita. Isso pode te ajudar no momento de inserir os dados na interface (site) de respostas.
  3. Escreva a resolução da questão no retângulo central usando caneta esferográfica azul ou preta.
  4. Na hora de fotografar a folha com a resolução, evite a projeção de sombras sobre a mesma. Isso pode tornar a imagem ou partes dela ilegíveis.
  5. Recomendamos que apoie a folha modelo em uma parede vertical bem iluminada. Em geral, a iluminação vem de cima, se a folha estiver em uma mesa, o celular, ao se aproximar para tirar a foto, pode produzir sombras indesejáveis.
  6. Tire a foto da folha com o seu celular na posição paisagem. Focalize o retângulo central, mas cubra uma área ligeiramente maior que ele.
  7. Arraste a área de seleção da interface para, aproximadamente, coincidir com o retângulo central.