Sites da OBF - 2024

A partir da data da abertura das inscrições até o a publicação dos resultados finais, a OBF/2024 possui dois sites:

  • O site oficial da OBF/2024, localizado nos servidores da SBF, é o endereço permanente da competição.
  • O presente site OBF/2024/App estará ativo até pelo menos a publicação dos resultados finais da competição.

Gabaritos Provisórios da Primeira Fase18/06

Pedidos de revisão do gabarito devem ser enviados para equipeobf@graxaim.org até 21/06.

Provas da 1ª Fase da OBF/202417/junho

Cadernos de questão utilizados nas provas:

Sobre a data da 3ª Fase da OBF/202417/junho

  • A OBF é realizada pela SBF e pelas instituições públicas de ensino superior (IPES) a que seus coordenadores estaduais estão vinculados. A implementação dos Centros de Aplicação de provas (CA) está integralmente sob a responsabilidade dos coordenadores estaduais. Devido às características de funcionamento das IPES uma data de prova presencial da OBF: (1) deve ser um sábado e (2) não pode ser um feriado.
  • A 3ª fase deve ocorrer pelo menos dois meses depois da 2ª fase. Este intervalo é necessário para avaliação das provas, habilitação dos estudantes e, principalmente, envio do material de prova (kits experimentais, cadernos de provas, etc) até os CA.
  • Este ano o feriado de 12/10 ocorre em um sábado. O sábado de 26/10 é véspera de eleição e também não pode ser utilizado para a prova. Muitos locais que usamos como CA são também zonas eleitorais.
  • Há muitos estudantes que participam de mais de uma olimpíada e que precisam escolher uma delas quando há coincidências de datas. Naturalmente sabemos disso e procuramos evitar sobreposições, principalmente, com competições de áreas afins como a matemática, astronomia e química. No entanto, infelizmente, nem sempre isso é possível. Devido ao exposto acima, em outubro a OBF só tem o 3º sábado disponível que, cabe ressaltar, é o mesmo sábado utilizado na edição do ano passado. Uma mudança para novembro traria coincidências com vestibulares de abrangência nacional.

Notícias anteriores...